6 Dicas de SEO para Iniciantes

Quando você começa o novo negócio online, um dos maiores problemas que você enfrenta é o tempo. Todo mundo quer sugerir coisas para você fazer, mas possivelmente você não poderá fazê-los todos. Se não o bastasse, você ainda terá de se preocupar com um tipo de serviço que é fundamental para o sucesso de seu projeto na internet, o tal do SEO.

Neste artigo, apresentaremos a você às 6 dicas de seo que precisará para começar a posicionar o seu site nos mecanismos de busca, principalmente no Google. Pois se você não for encontrado no google não adiantará em nada todos os seus esforços para produzir conteúdos de qualidade.

SEO

6 Principais tarefas de SEO que você precisa fazer

Veja abaixo as melhores dicas de SEO que você vai encontrar na internet, recomendo usa-las imediatamente em seu blog.

Google para webmasters

1. Configurar as ferramentas do Google para webmasters

Simplificando, o Google Webmaster Tools são ferramentas que o Google fornece para dizer-lhe coisas que eles já sabem sobre o seu site. Além disso, o Google usará o webmaster tools para enviar mensagens se decidir penalizar seu site e, em alguns casos, se eles estiverem pensando em penalizar seu site. Esta é uma informação que você deverá querer saber o mais rápido possível.

Para isso, acesse: https://www.google.com/webmasters/tools, agora basta seguir o passo a passo.

Verifique seu status de indexação

2. Verifique seu status de indexação

Conforme descrito antes, ver quantas páginas o Google vê no índice é incrivelmente importante. Em particular, você pode usar as Ferramentas do Google para webmasters para ver se você realmente tem o número de páginas que você acha que tem.

Às vezes, você configurou suas páginas da web, só que elas não se comunicam com os motores de busca, por isso, é como se a página não existe. Você pode precisar de ajuda neste momento para corrigir esses problemas, mas saber que você tem um problema, já é um bom começo.

Configurar o Google Analytics no seu site

3. Configurar o Google Analytics no seu site

Não sabe por onde começar? Considere o Google Analytics. É gratuito e fornece dados excelentes. A chave é aprender a olhar e ver o que o tráfego de pesquisa orgânico (não pago) de seu site está recebendo.

Para ver isso, siga estas etapas:

  • Faça login no Google Analytics – https://analytics.google.com/analytics;
  • Clique em “Fontes de tráfego” no menu à esquerda;
  • Clique em “Fontes” no menu à esquerda;
  • Em “Procurar tráfego”, clique em “Origem”;
  • Mais à direita, você verá os motores de busca listados e quantas visitas você recebe de cada um. Este é o seu “tráfego de pesquisa orgânica”

Isto diz-lhe quanto tráfego de pesquisa você está recebendo e você pode usar isso para medir o progresso de seus trabalhos de SEO. Se você está fazendo as coisas certas, esse número deve subir. Basta ser paciente, pois isso provavelmente levará algum tempo (provavelmente meses).

Encontre suas palavras-chave e configure suas tags de título

4. Encontre suas palavras-chave e configure suas tags de título

Agora, configure as tags de título para as páginas de seu site. Estas tags continuam sendo muito importantes para o SEO. Elas também informam aos usuários o que é uma determinada página.

Duas páginas não devem ter a mesma tag de título. Se você não consegue pensar em uma tag de título diferente para uma determinada página da web, então procure criá-las imediatamente.

Obter links

5. Obter links

Os links continuam e por um bom tempo irão continuar sendo a moeda do mundo de SEO. A quantidade de links apontando para o seu site é um dos principais fatores para que ele consiga chegar na primeira página do Google.

Evite comprar links, principalmente de sites com pouca relevância, quanto mais pobre for o site pior será para o seu posicionamento, isto fará o efeito contrário.

O Google não admite, mas os mais experientes já sabem que existe um sistema chamado sandbox, e que todos os novos sites são automaticamente colocados nesta sandbox, e só passam a serem indexados a partir de 4 a 6 meses.

Sendo assim quanto mais links você puder e conseguindo neste período melhor será para o seu site.

Mídia Social

6. Mídia Social

A mídia social pode ser uma amiga. Você pode usá-la para se comunicar com os clientes e para construir sua reputação online. Faz sentido ser ativo em pelo menos um canal de mídia social. Escolha o que a maioria de seus clientes usam. Discutir isso poderia ser uma série de artigos por conta própria, mas aqui estão duas dicas-chave:

Vá adiante e crie seu perfil social (um específico a seu nome) em todos os locais sociais.

Se você começar por uma mídia social, como no Facebook por exemplo, você poderá se destacar e ganhar autoridade, e a confiança de seus clientes, muito mais rápido do que brigar com milhares de sites pela primeira página, principalmente com aqueles que já estão estabilizados em suas devidas posições.

Ninguém parece ter tempo para poupar mais, então a solução mais inteligente é que você tente fazer parcerias, especialmente com especialistas que saiba como o SEO funciona, se puder pagar pelo serviço, melhor, pois o investimento valerá cada centavo.

Existem diversas formas de se iniciar o trabalho de SEO de um site, mas se você seguir as dicas repassada acima, já serão os primeiros passos para o sucesso dele.

Espero que este artigo tenha ajudado a resolver algumas de suas dúvidas,  se gostou,  não deixe de postar a sua  opinião nos comentários  abaixo,  aproveite e compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Cuide-se!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *